Blog

Frio ou calor: O que usar para o alívio de diferentes tipo de dor?

Olá amigos e amigas, tudo bem? Aqui é a Vitória da Vita Quiro e hoje vou tirar uma dúvida que muitas pessoas têm: devemos usar frio ou calor na hora de aliviar dores? Ambos são bastante úteis no alívio da dor, mas são efetivos quando usados no momento correto.

No post de hoje, vamos tirar as suas dúvidas sobre os momentos em que deve usar o frio ou calor para diminuir as dores.

Quando usar o gelo

Como regra geral, o gelo deve sempre ser usado para lesões e inflamação. O frio restringe o fluxo do sangue e reduz a inflamação e inchaço. Sempre que houver sangramento no tecido subjacente, seja por torções, distensões ou hematomas, opte pelo gelo.

A terapia com gelo pode ser feita de duas formas: com tratamento imediato ou reabilitação. O tratamento imediato impede que a área lesada se torne rígida, reduzindo o fluido dos tecidos. Já a reabilitação tem como foco restaurar a função normal de uma área afetada, reduzindo as dores e espasmos.

Mas é preciso ter cuidado! Se você tem problemas de circulação, deverá evitar o tratamento com gelo. Se o gelo for aplicado por muito tempo ou de forma direta na pele, pode haver também dano aos tecidos. Se você sofre com problemas cardiovasculares, sempre consulte um médico antes de realizar tratamentos com gelo.

Quando aplicar calor

Normalmente, o calor é o melhor método para relaxar – enquanto o gelo restringe os vasos sanguíneos, o calor os abre, aumentando o fluxo sanguíneo para uma área afetada. Isso é muito bom para a diminuição da maioria das dores, e também é ótimo para reparar tecidos danificados, pois o aumento do fluxo sanguíneo estimula a cicatrização. Rigidez e tensões menores geralmente podem ser aliviadas com cerca de 15 a 20 minutos de terapia de calor.

Mas quando for fazer tratamento com calor, muito cuidado para não se queimar. Esteja você usando uma bolsa de gel ou até mesmo um pano molhado, opte pela temperatura morna para não queimar a pele. Além disso, nunca faça isso quando houver feridas abertas ou em pessoas com problemas de coração ou hipertensão. Se a pessoa sofrer com algum desses problemas, consulte um médico antes de realizar o tratamento.

Aliviando dores em geral

Para o tratamento de qualquer tipo de lesão causada por quedas ou prática de exercícios físicos, você pode optar por um tratamento mais eficiente na quiropraxia. Promovendo um sistema musculoesquelético mais saudável, o seu corpo irá se recuperar muito mais facilmente.

Se está com dores não deixe de procurar um quiropraxista! E se você é de Moema, São Paulo, saiba que pode contar com a Vita Quiro. Estaremos sempre prontos para te atender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *